Photobucket

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Novamente de volta...



Fiquei vários dias fora de circulação aqui na blogosfera. Tudo por conta da minha Internet. Ficou impagável a operadora que tínhamos que era acoplada com a TV também (uma bem famosinha que não vale a pena nem citar o nome da dita cuja). Fomos clientes dessa danandinha por mais de 20 anos , creio eu. e quando lá liguei para pedir algum desconto ou coisa que o valia a resposta que obtive é que eu não poderia deixar de ter a tal operadora por esse ou aquele motivo e me enrolavam oferecendo-me pacotes que eu não aceitei. Enfim conversa de lá e de cá, acabamos por cancelar tudo e fomos para outra operadora de TV, mas sem a Internet que veio por outros caminhos. Até resolvermos tudinho que foi uma tremenda via sacra, deu o que fazer. Mas agora a Internet está ótima e tem um roteador (chic né???). Só que quando fui tentar mexer no meu blog, qual a minha surpresa...cadê os meu blogs??? Sumiram do mata. Graças a Deus que minha filha mora conosco novamente e conseguiu resgatar os meus xodós. Não sei como, mas os entendidos sabem "e como sabem", descobriram minha senha e eu não conseguia acessar. Minha filha fez nova senha e creio eu não ter dado tempo de perder tudo. Na hora fiquei muito triste afinal são quase quatro anos que tenho meus blogs. Principalmente o Receitinhas e o Casa da vovó. Perder tudo seria para mim muito triste, pois com o blog que eu fiz muitas amizades, ganhei irmãs de fé, ganhei filhas(os) e netinhas(os) do coração e quantas amizades eu fiz. Mas tudo bem agora está tudo em ordem e eu espero nunca mais passar por esse tremendo susto. Já perdi muito nessa minha vida e não quero perder mais.
Mas valeu ficar esse tempinho fora de circulação. Me dediquei mais aos trabalhos de encadernação e caligrafia no curso que estou fazendo na UNICAMP às terças-feiras. 
Trabalhos esses que estou gostando muito e aprendendo o que é mais gostoso. Meu professor é a pessoa mais encantadora que já conheci na vida. Um verdadeiro paizão. Com toda sua bagagem profissional de 60 anos de mestre acoplada a sua paciência de nos ensinar, até que estou me saindo bem.
Na caligrafia confesso, preciso de mais dedicação, perseverança e muito mas muito exercício. Mas estou me policiando mais e que é mais importante, pode não parecer para alguns, mas termos uma boa caligrafia nos leva a dar uma repensada em nossas vidas. Incrível isso, mas é que eu estou sentindo.
Agora na encadernação...estou amando. Gente é bom demais ver seu trabalho prontinho, depois você dobrar páginas e páginas de folhas, refilar na guilhotina, costurar uma a uma, confeccionar as capas, tudo milimetricamente medido. Levar o livro prontinho para a prensa e pegar nas mãos um livro que foi você quem fez...ah! é bom por demais. Melhor ainda é deixar a imaginação rolar e fazer sua criatividade vir a tona, a flor de sua pele. Jamais pensei em trabalhar com papel. que mundo maravilhoso eu estou descobrindo. Agora vou aprender a fazer livros todinhos costurados a mão. Ficam lindos, ótimos para termos na bolsa, levarmos em viagens, fazer nossos diários seja pessoal ou espiritual, dar de presente e poder dizer " FOI FEITO POR MIM" eu adoro tudo isso. Me sinto bem e útil. 
Abaixo coloco os meus trabalhinhos já prontos e também a mudança da minha letra, que eu to amando de paixão.

 Meus primeiros livros encadernados, debaixo para cima o primeiro é de um papel que imita o couro tem a marca na lombada. O segundo forrado com tecido e o terceiro com folha de papel especial para scrapbook. Existe no mercado uma mais linda que a outra e são ótimas de dobrar e colar.
Alguns matérias usados para poder encadernar artesanalmente, que é o que eu vou começar a aprender como os tipos de costuras abaixo

Modelo com costura copta

A encadernação copta é uma das mais antigas que se tem registro e faz parte da história do livro, é um tipo de encadernação aparente, que alia praticidade e beleza, a abertura do caderno é total.






Modelo com costura Longstitch
A encadernação Longstitch permite diferentes desenhos e formatos usando a linha para encadernação. Sem uso de cola no seu processo, essa encadernação é super diferente e charmosa, lembra um álbum de fotografias, já que possui a lombada bem gordinha, destacando a costura artesanal. 



Modelo de costura Secreta Belga fonte para quem se interessar com tutorial aqui


Essa é a costura Copta e nesse site ::.. TORTA GIALLA você vai encontrar um tutorial completo. Está todinho em inglês mas o passo a passo está tão completo e perfeito que fica fácil de acompanhar e aprender.


No site CUIDAR DO LIVRO, além de você aprender tudo sobre encadernação e como cuidar de seus livros, você também irá aprender sobre essa técnica milenar e fascinante de costura DE ENCADERNAÇÃO JAPONESA.

Modelo de costura japonesa
imagem colorida
 Modelo de costura japonesa e abaixo um tutorial da costura japonesa.
[enc_24.JPG]
No site CLICK SCRAP tem um pap super ótimo também fácil de seguir todo em português (ainda bem que existem pessoas que gostam de partilhar seus dons GRAÇAS A DEUS), é só seguir e aprender.


Fazer encadernação artesanal é um mundo precioso e encantador e aliado a caligrafia está sendo bom demais para mim.


Meus primeiros passos na Caligrafia 


Minha letra já está mudando, gradativamente, mas tenho muitooooooo a aprender ainda....








Aqui são letras góticas alemãs


Presente de aniversário de marido, meu maior incentivador. Amo esse HOMEM maravilhoso que Deus me deu.Um conjunto de canetas especiais para Caligrafia.
Aproveitando goste da definição do que é CALIGRAFIA::..





Caligrafia é a arte de ilustrar e produzir de forma elegante os caracteres de uma escrita.
Caligrafia (kallos + graphos), formada por duas palavras gregas que significam beleza e grafia. Podemos dizer então que caligrafia significa a beleza da escrita, a arte da bela letra.
Caligrafia é uma escrita manual, onde se destaca a beleza, a uniformidade e a elegância do traço.
O calígrafo é o profissional da letra manuscrita e deve dominar estilos diferentes de letras.
Apesar da difusão do uso dos computadores, escrever de forma bonita e legível, é útil e necessário. Os computadores foram inventados para nos ajudar, e não substituem a nossa capacidade natural, instintiva e reflexa de escrever manualmente.
A valorização do manual, a escrita personalizada faz a distinção e ressalta a elegância nas relações interpessoais, nos acontecimentos marcantes de nossas vidas.
A Caligrafia Artística, também no estilo gestual, estende-se à pinturas, tecidos, capa de livros, artesanato e à uma gama de representações artísticas sendo uma tendência atual.

fonte aqui


É isso pessoas que eu amo, matei a saudades de vocês e espero que tenham gostado.
Bom e maravilhoso fim de semana a todas(os) que Deus esteja sempre e sempre convosco!


Beijos meus cheios de
luz, paz, amor, fé e esperança!